Porquê tubarões
com Carlos Gavina?
Carlos Gavina nasceu em Angola, e veio para Portugal quando tinha 12 anos. Oriundo de uma família de pescadores, sempre desenvolveu nele próprio um espírito intimista e de profunda ligação ao mar. Foi com a sua família, quando criança, que viu tubarões pela primeira vez nas suas saídas para o mar.
A bordo, a função do Carlos era capturar todos os tubarões que se aproximavam das redes e impedir que eles ficassem presos nelas. Desde então os tubarões sempre estiveram presentes em sua vida e em todos os seus atitudes ambientalistas.
A sua paixão por tubarões permaneceu e com maior idade fez com que ele se dedicasse a proteger as espécies que ama. Conservacionista, ecologista e defensor ferrenho dos tubarões, tem sido o papel que ele escolheu assumir.
Com mais de 30 anos como profissional na área de publicidade corporativa, hoje aplica o seu profundo conhecimento e experiência na defesa da causa dos tubarões ameaçados de extinção.
É mergulhador de apneia desde que se lembra de entrar no mar, e um mergulhador certificado desde 2000. Desde Tubarões Gata a Tubarões Brancos, Carlos Gavina viaja pelo mundo para mergulhar com tubarões, e podemos dizer que ele já viu de tudo.
Hoje em dia, e como forte ativista na conservação dos oceanos, Carlos Gavina é um dos consultores do Sharks Educacional Institute e também nosso correspondente em Espanha.
Desde 2021, é também um dos fundadores e membros da Direção da Associação SEI Portugal.